sexta-feira, 29 de abril de 2011

9º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 1

Saudações Alunos do 9º Ano 
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!
                
Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

01-) Faça um resumo das aulas de literatura que você teve esta semana.

02-) Classifique as orações abaixo em OP, OSSOD, OSSOI, OSSS e OSSA:
a)       É importante que você aprenda português.
b)       Não sei se Teresa virá.
c)       Gostaria de que todos me apoiassem.
d)       Só desejo uma coisa: que vivam felizes.
e)       Quero saber como você chegou aqui.
f)        Faço apenas um pedido: que você nunca abandone os seus princípios.
g)       Mariana lembrou-se de que Manoel chegaria mais tarde.
h)       É necessário que se estabeleça regras nesta empresa.
i)         Paulo José observa que o anti-heroísmo é uma característica forte dos personagens da cultura latino-americana.
j)        É difícil que ele venha.
k)       A nova máquina necessitava de que os funcionários supervisionassem mais o trabalho.
l)         Há nas escolas uma norma: que os alunos são respeitados.

Legenda:
OP: Oração Principal
OSSOD: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
OSSOI: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
OSSS: Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
OSSA: Oração Subordinada Substantiva Apositiva


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 01 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

1º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 1

Saudações Alunos do 1º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

01-) Faça um resumo das aulas de literatura que você teve esta semana.

02-) Leia o texto abaixo:


Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...(2x)

Como beber dessa bebida amarga;
Tragar a dor e engolir a labuta?
Mesmo calada a boca resta o peito.
Silêncio na cidade não se escuta.
De que me vale ser filho da santa?!
Melhor seria ser filho da outra;
Outra realidade menos morta;
Tanta mentira, tanta força bruta.

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano.
Quero lançar um grito desumano,
Que é uma maneira de ser escutado.
Esse silêncio todo me atordoa...
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa.

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

De muito gorda a porca já não anda. (Cálice!)
De muito usada a faca já não corta.
Como é difícil, Pai, abrir a porta... (Cálice!)
Essa palavra presa na garganta...
Esse pileque homérico no mundo.
De que adianta ter boa vontade?
Mesmo calado o peito resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade.

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Talvez o mundo não seja pequeno, (Cale-se!)
Nem seja a vida um fato consumado. (Cale-se!)
Quero inventar o meu próprio pecado. (Cale-se!)
Quero morrer do meu próprio veneno. (Pai! Cale-se!)
Quero perder de vez tua cabeça! (Cale-se!)
Minha cabeça perder teu juízo. (Cale-se!)
Quero cheirar fumaça de óleo diesel. (Cale-se!)
Me embriagar até que alguém me esqueça. (Cale-se!)

Como foi dada a exploração dos signos linguísticos neste texto de Chico Buarque de Hollanda? Aponte e justifique.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 01 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

2º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 1

Saudações Alunos do 2º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

      01-) Faça um relatório sobre o que você entendeu acerca do filme exibido esta semana: “O Bebê de Rosemary”
02-) “O Bebê de Rosemary” possui elementos que o faz pertencer a categoria “terror psicológico”. Existe semelhança entre isso e romance psicológico? Aponte e justifique.


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 01 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

3º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 1

Saudações Alunos do 3º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

01-) (Mackenzie) - O tom pessimista apresentado por Camões no epílogo de "Os Lusíadas" aparece em outro momento do poema.
Isso acontece no episódio:

a) do Gigante Adamastor.
b) do Velho do Restelo.
c) de Inês de Castro.
d) dos Doze de Inglaterra.
e) do Concílio dos Deuses.



02-) Leia o Texto:

"Enquanto quis Fortuna que tivesse
Esperança de algum contentamento,
O gosto de um suave pensamento
Me fez que seus efeitos escrevesse.

Porém, temendo Amor que aviso desse
Minha escritura a algum juízo isento
Escureceu-me o engenho ao tormento,
Para que seus enganos não dissesse.

Ó vós que Amor obriga a ser sujeitos
A diversas vontades! Quando lerdes
Num breve livro casos tão diversos,

Verdades puras são e não defeitos.
E sabei que, segundo o amor tiverdes,
Tereis o entendimento de meus versos."

Sobre os textos acima, é correto afirmar que:  a) o primeiro faz parte de uma cantiga trovadoresca.
b) ambos pertencem à obra de Camões, sendo o primeiro um exemplo de medida velha e o segundo, de medida nova.
c) o primeiro foi extraído de um auto vicentino e o segundo, de um autor barroco.
d) pertencem ao Cancioneiro Geral de Garcia de Resende.
e) têm aspectos evidentemente barrocos, fazendo parte, portanto, da lírica de Gregório de Matos.

03-) (Fuvest) - Na LÍRICA de Camões,
a) o metro usado para a composição dos sonetos é a redondilha maior.
b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos.
c) cantar a Pátria é o centro das preocupações.
d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX.
e) a Mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.

04-) (Mackenzie) - Na passagem da Idade Média para o Renascimento, dois escritores portugueses se destacaram, por apresentar características que já previam uma nova tendência filosófica e artística.
Trata-se de:

a) Fernão Lopes e Gil Vicente.
b) Camões e Bocage.
c) D. Dinis e Paio Soares de Taveirós.
d) Pe. Vieira e Gregório de Matos.
e) Garcia de Resende e Aires Teles.




As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 01 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

sexta-feira, 8 de abril de 2011

9º ANO: 1º BIMESTRE - ABRIL 2 (ÚLTIMA 1º BIM)

Saudações Alunos do 9º Ano 
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!
                
Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

Leia o texto abaixo:

Vamos começar o texto com um lugar comum? Então vamos: ontem, pela primeira vez, foi eleita a primeira mulher presidente da história do Brasil! Pronto, passada a euforia, analisemos a coisa como ela é. Primeiro que, fosse a Dilma, fosse o Tiririca ou a minha cachorra, qualquer um que o Luis Inácio apoiasse ganharia o pleito. Só o Luis Inácio é eufemismo, porque, que eu me lembre, nunca vi um presidente empenhar-se tanto em uma eleição como vimos este ano. Segundo que o adversário, não tenham dúvidas, não colaborou muito para causar problemas para a candidatura da petista.
Passada a excitação da vitória vamos aos fatos: o governo de Dilma será como foi a campanha: nenhuma novidade, nada a acrescentar. Explico. A ordem vigente, fosse Dilma ou o Zé Serra, seria mantida com pompa e circunstância. Lula entra para a história como o cara que tirou não sei quantos da miséria. Sim é verdade. Mas não sei quantos outros, que já eram muito bem de vida, ficaram melhores ainda. As grandes instituições financeiras e empresariais também melhoraram muito de vida. E estas mesmas instituições patrocinaram – as fartas – a campanha de Dilma, que nada mais é do que uma boa representante deles lá.
Dilma tomará posse com uma folgada e assustadora maioria no legislativo. O que ela quiser aprovar certamente será aprovado. Em um país como o nosso isso cheira a queimado. Mas Dilma terá um grande problema: o PT. Como assim Sargento? O PT não é o partido dela?! Sim. Mas ela não é petista de berço. Ela é oriunda do PDT, só entrou no Partido dos Trabalhadores em 2001. Então imagine gente como Zé Dirceu e Palocci vendo outras estrelas subindo e eles relegados a um segundo plano. Sim, porque se não tivesse acontecido o mensalão, o presidente hoje seria José Dirceu, o grande cacique do PT. Desde 2002 isto já estava previsto. Lula vence, em 2006  reelege-se e em 2010, coroando toda a luta dos companheiros, Zé Dirceu recebe a faixa do Luis Inácio. Só que teve Roberto Jeferson, mensalão... e Dilma ascendeu meteoricamente dentro do clã petista e, cinco anos depois, sagra-se presidente do país. Por isso este velho militar vaticina: o grande problema de Dilma serão os pitbulls petistas. Se estes forem contidos, ela terá todas as condições de promover as mudanças que este país necessita. Mas Sargento, o vice dela não é o Michel Temer? Ih, é mesmo. Então reforma política, tributária e previdenciária deixemos para o próximo. Mas como a tendência é o Luis Inácio voltar em 2014, deixemos para quem venha em 2018. Mas aí tem reeleição, tem PMDB na fita, tem interesses de perpetuação no poder, tem...

Questões:

1-) Qual a finalidade do texto acima? 0.5
2-) Como o autor se posiciona com relação à eleição de Dilma? Justifique com elementos do texto. 0.5
3-) O autor dialoga com o leitor? 0.5
4-) O leitor utiliza linguagem informal? Caso a resposta seja afirmativa, justifique com elementos do texto. 0.5


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 10 de abril (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

2º ANO: 1º BIMESTRE - ABRIL 2 (ÚLTIMA 1º BIM)

Saudações Alunos do 2º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

      01-) O realismo foi um movimento de:
a) volta ao passado;
b) exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação com a objetividade;
d) irracionalismo;
e) moralismo.


02-) A respeito de Realismo, pode-se afirmar:
I   – Busca o perene humano no drama da existência .
II  – Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III – Estética literária restritamente brasileira; seu criador é Machado de Assis.

a) São corretas apenas II e III.
b) Apenas III é correta.
c) As três afirmações são corretas.
d) São corretas I e III.
e) As três informações são incorretas.


03-) Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
a) Aluísio de Azevedo publica O Homem.
b) José de Alencar publica Lucíola.
c) Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas.
d) As alternativas a e c são válidas.
e) As alternativas a e b são válidas.


04-) O realismo, como escola literária, é caracterizado:
a) pelo exagero da imaginação;
b) pelo culto da forma;
c) pela preocupação com o fundo;
d) pelo subjetivismo;
e) pelo objetivismo.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 10 de abril (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

segunda-feira, 4 de abril de 2011

9º ANO: 1º BIMESTRE - ABRIL 1

Saudações Alunos do 9º Ano 
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 4 PONTOS!
                
Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:


Responda:

1-) Nestas questões, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas a relação de coordenada que achar possível. Indique o tipo de relação estabelecida. 0.5 ponto cada

EXEMPLO:
Muitas vezes o acaso nos surpreende. Devemos andar prevenidos.
Muitas vezes o acaso nos surpreende, PORTANTO devemos andar
Prevenidos.
TIPO DE RELAÇÃO: CONCLUSIVA

a-) O terreno é muito seco e hostil a todo ser vivo. Muitas espécies de animais sobrevivem lá.
b-) A prova constava de cem questões baseadas em dez longos textos. Ninguém conseguiu resolvê-la em uma hora.
c-) Este cientista deve ter sido muito importante. Todos falam nele.
d-) Rogério Ceni já marcou 100 gols. Ele joga no São Paulo.

2-) Empregando conjunções que explicitem a relação de sentidos já existente entre as três orações a seguir, junte-as em um período composto por coordenação. 2.0

As suspeitas recaíam sobre um loiro alto, com um forte sotaque
germânico.
O rapaz agredido sequer conhecia a linguagem alemã.
Não demonstrava a menor preocupação.



As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 07 de abril (quinta-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

2º ANO: 1º BIMESTRE - ABRIL 1

Saudações Alunos do 2º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 4 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

Fragmento de Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de
Assis

Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo; diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi.
Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei.

Memórias Póstumas de Brás Cubas. In Obra Completa, vol.1. Rio de Janeiro, José Olympio.

1-) No 1º parágrafo, o narrador compara sua Memórias com o Pentateuco: os 5 primeiros livros do Velho Testamento, atribuídos ao profeta Moisés, sugerindo que a diferença radical entre ambas as obras estaria apenas no tipo de sequência de que se utilizam. 0.5 cada

a-) Na sua opinião, qual é na verdade a diferença radical que distancia as Memórias do Pentateuco?
b-) A partir dessa comparação, o que se pode dizer da personalidade de Brás Cubas?

2-) Por que Brás Cubas sente a necessidade de justificar a exígua presença de amigos em seu enterro? Como ele faz isso? 1.0

3-) O discurso fúnebre tem um forte elemento romântico, ironizado pelo escritor. De que elemento se trata? 1.0

4-) Relacione a afirmação de que é irônica a utilização do Romantismo no texto com a última frase nele presente. 1.0


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 07 de abril (quinta-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL