sexta-feira, 27 de maio de 2011

9º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 3

Saudações Alunos do 9º Ano 
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!
                
Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

Exercícios sobre orações subordinadas adverbiais

I.                   CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:
a-) “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
          b-) “Como falavam muito alto, as pessoas se entendiam facilmente”.
c-) “Continuaria a sustentar a Mocinha, contanto que ela procedesse direito, vivesse calma na gaiola e na moral.” (G. Ramos)
d-)
À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.
e-)
Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.
f-)
Fez-lhe sinal que se calasse.
 g-) Como estava triste, isolou-se do grupo.
h-) Tudo saiu conforme havíamos previsto.
i-) O lavrador volta para casa quando o sol se põe.
j-) O investigador foi mais esperto que o ladrão.
k-)
Mentiram para mim, como pude constatar.
l-) Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã.

Não se esqueça: as Orações Subordinadas Adverbiais são divididas em causais, consecutivas, condicionais, concessivas, conformativas, comparativas, finais, temporais, proporcionais:


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 29 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

1º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 3

Saudações Alunos do 1º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

 Leia o texto abaixo:

PESCARIA
Cesto de peixes no chão
Cheio de peixes o mar
Cheiro de peixes pelo ar
E peixes no chão.
Chora a espuma pela areia,
Na maré cheia.
As mãos do mar vêm e vão,
As mãos do mar pela areia
Onde os peixes estão.
As mãos do mar vêm e vão,
Em vão
Não
chegarão
Aos peixes do chão
Por isso chora, na areia,
A espuma da maré cheia.

Pra facilitar o trabalho de responder às questões, numere as estrofes e os versos do poema.

1) Responda:
a) Quantos versos há no poema e em quantas estrofes eles se distribuem?
b) A palavra central do poema é "peixe". Por isso é a mais repetida, além de ter alguns dos seus sons ecoando em outras palavras. Que sons são esses?

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 29 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

2º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 2

Saudações Alunos do 2º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

Responda as questões alternativas abaixo

01. (PUC - SP) Leia o período: "Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu."   

 Considerando a possibilidade de várias organizações sintáticas para os períodos compostos, assinale a alternativa em que não há alteração de sentido em relação ao período acima indicado:

a) Meu pai disse-me, à porta do Ateneu, que lá eu encontraria o mundo.
b) À porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu teria de encontrar o mundo.
c) Disse-me meu pai, à porta do Ateneu, que somente lá eu encontraria o mundo.
d) Quando chegamos à porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu precisaria encontrar o mundo.
e) Ao chegarmos à porta do Ateneu, meu pai orientou-me para que lá eu encontrasse o mundo.


02. (FATEC)
"Ela insistiu:
- Me dá esse papel aí."
Na transposição da fala da personagem para o discurso indireto, a alternativa correta é:

a) Ela insistiu que desse aquele papel aí.
b) Ela insistiu em que me desse aquele papel ali.
c) Ela insistiu em que me desse aquele papel aí.
d) Ela insistiu por que lhe desse este papel aí.
e) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 29 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

3º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 3

Saudações Alunos do 3º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

Responda as questões alternativas abaixo

1.    (UFRN)
A obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca brasileira — compreende
a. poesia épico-amorosa e obras dramáticas.
b. poesia satírica e contos burlescos.
c. poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d. poesia confessional e autos religiosos.
e. poesia lírica e teatro de costumes.

2. (Mack-SP)
Assinale a alternativa incorreta:
a. Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação barroca.
b. Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.
c. A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.
d. Com António Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.
e. Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.

3. (Mack-SP)
Ao Barroco brasileiro pertencem:
a. Camões e Gil Vicente.
b. Manoel B. Oliveira e Gregório de Matos.
c. Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d. Gandavo e Camões.
e. Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.

4.(UFRS)
Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A oposição entre Reforma e Contra--Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Quais estão corretas?
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas l e III.
e. I, II e III.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 29 de maio (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

sábado, 14 de maio de 2011

9º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 2

Saudações Alunos do 9º Ano 
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!
                
Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

As próximas questões referem-se ao texto a seguir, extraído do sexto capítulo de Quincas Borba (1892), de Machado de Assis (1839-1908).
“Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.”
(ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Quincas Borba. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. p. 648-649.)
1) Nessa passagem, quem fala é Quincas Borba, o filósofo. Suas palavras são dirigidas a Rubião, ex-professor, futuro capitalista, mas, no momento, apenas enfermeiro de Quincas Borba. De acordo com o texto, responda:
a) Sob o ponto de vista de Quincas Borba a guerra é algo positivo ou negativo? Justifique sua resposta com trechos do texto.

.02-) Classifique as orações abaixo em OP, OSSOD, OSSOI, OSSS e OSSA:
b) É importante que todos estejam aqui bem cedo.
c) Todos nos pediram que trouxéssemos as crianças também.
d) Nunca me esqueci de que você me traíra.
e) Tenho aversão a que me critiquem.
f) O jovem advogado persuadiu o acusado de que a causa ainda não estava perdida.
g) Começou a parecer-me que a primeira impressão não tinha sido justa.
h) Confesso-lhe que me detive alguns minutos olhando-o fascinado.
i) Parece que vai chover hoje à noite.
j) Por favor, Cláudio, necessito de que me faças um favor.
k) Vou lhe contar uma coisa: o São Paulo é o único tricampeão brasileiro.
Legenda:
OP: Oração Principal
OSSOD: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta
OSSOI: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
OSSS: Oração Subordinada Substantiva Subjetiva
OSSA: Oração Subordinada Substantiva Apositiva


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 16 de maio (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

1º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 2

Saudações Alunos do 1º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

01-) Faça um resumo das aulas de literatura que você teve esta semana.

02-) Leia o texto abaixo:

NO MEIO DO CAMINHO
Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.


Após a leitura deste famoso poema de Carlos Drummond de Andrade, faça a análise do texto. Não esqueça que os verdadeiros sentidos estão muito além daquilo que seus olhos leem.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 16 de maio (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

2º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 2

Saudações Alunos do 2º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

01- Tomando como exemplo a narrativa do filme “Tropa de Elite” (o primeiro), responda:

a-) O narrador é onisciente ou é personagem? Quem é ele? 0.5
b-) O tempo é cronológico ou não? Justifique 0.5


02- (FUVEST) A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta: 0.5
a) fiel aos fatos e perfeitamente adequada à realidade;
b) viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador;
c) perturbada pela interferência de Capitu que acaba por guiar o narrador;
d) isenta de quaisquer formas de interferência, pois visa à verdade;
e) indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de ordená-los.

03- (UNIFENAS) Com base no texto abaixo, indique a alternativa cujo elemento estruturador da narrativa não foi interposto no episódio:
"Porque não quis pagar uma garrafa de cerveja, Pedro da Silva, pedreiro, de trinta anos, residente na rua Xavier, 25, Penha, matou ontem em Vigário Geral, o seu colega Joaquim de Oliveira."

a) o lugar
b) a época
c) as personagens
d) o fato
e) o modo


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 16 de maio (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

3º ANO: 2º BIMESTRE - MAIO 2

Saudações Alunos do 3º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

Faça um texto explicando ao leitor deste blog sobre O QUE É O BARROCO E O QUE ESTE MOVIMENTO REPRESENTOU.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 16 de maio (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL