sábado, 24 de setembro de 2011

9º ANO: 3º BIMESTRE - SETEMBRO 01

Saudações Alunos do 9º Ano 
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 4 PONTOS!
                
NESTA SEMANA A ATIVIDADE É A SEGUINTE:

“A compactação do tempo na sociedade tecnológica não aceita a cronometragem tradicional e quase provoca uma simultaneidade. Até o início de nosso século, o homem acumulava riquezas. Hoje, o que se tem é a acumulação de velocidade. Sem sair do lugar em que se encontra, uma pessoa pode estar, num átimo, em toda parte.”
Assinale a opção que completa a frase-síntese abaixo, mantendo a mesma linha de argumentação e a coerência de idéias do texto. 
As modernas tecnologias dotaram o ser humano de _________________ e ________________.
a) ubiquação – irremovibilidade
b) ubiqüidade – instantaneidade
c) ubiedade – insipiência
d) onipresença – intemperança
e) onisciência – intempestividade

2-) Observe atentamente as orações abaixo e faça o que se pede neste exercício sobre orações subordinadas adjetivas:
I. Os homens, que têm seu preço, são fáceis de corromper.
II. Os homens que têm seu preço são fáceis de corromper.
a) Explique a diferença de significado existente entre elas.
b) Classifique a oração “que têm seu preço” nos dois enuncia­dos.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 26 de setembro (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

1º ANO: 3º BIMESTRE - SETEMBRO 01


Saudações Alunos do 1º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 4 PONTOS!


Leia, veja e sinta os seguintes poemas:







1-) Faça uma análise, a partir dos estudos e discussões feitos em sala, sobre os poemas - um de cada -  concretos acima.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 26 de setembro (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

2º ANO: 3º BIMESTRE - SETEMBRO 01

Saudações Alunos do 2º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 4 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

A partir dos exercícios e explicações fornecidos em sala de aula, responda:
01. (FUND. UNIV. RIOGRANDE) Marque a afirmativa correta:
a) O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia.
b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial.
c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre.
d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal.
e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.


02. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo:

a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza;
b) preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas;
c) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos;
d) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo;
e) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.


03. (MACKENZIE) Não caracteriza a estética parnasiana:

a) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas.
b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma.
c) A obsessão pelo adorno e contenção lírica.
d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos.
e) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.




04. Leia os versos:
 
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhantes copa, um dia,
Já de  aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
 
Era o poeta de Teos que a suspendia.
Então e, ora repleta ora esvaziada,
A taça amiga aos dedos seus tinia
Todas de roxas pétalas colmada.  (Alberto de Oliveira)
 
 Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:
 
a) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo;
b) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso;
c) revalorização das idéias iluministas e descrição do passado;
d) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga;
e) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.

As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 26 de setembro (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

3º ANO: 3º BIMESTRE - SETEMBRO 1

Saudações Alunos do 3º Ano
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 4 PONTOS!


Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

     Responda as seguintes questões:

01.  O realismo foi um movimento de:
 
a) volta ao passado;
b) exacerbação ultra-romântica;
c) maior preocupação com a objetividade;
d) irracionalismo;
e) moralismo.

 
02. A respeito de Realismo, pode-se afirmar:
 
I   – Busca o perene humano no drama da existência .
II  – Defende a documentação de fatos e a impessoalidade do autor perante a obra.
III – Estética literária restritamente brasileira; seu criador é Machado de Assis.
 
a) São corretas apenas II e III.
b) Apenas III é correta.
c) As três afirmações são corretas.
d) São corretas I e III.
e) As três informações são incorretas.


03. Considerando-se iniciado o movimento realista no Brasil quando:
 
a) Aluísio de Azevedo publica O Homem.
b) José de Alencar publica Lucíola.
c) Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas.
d) As alternativas a e c são válidas.
e) As alternativas a e b são válidas.

04. No texto a seguir, Machado de Assis faz uma crítica ao Romantismo: Certo não lhe falta imaginação; mas esta tem suas regras, o astro, leis, e se há casos em que eles rompem as leis e as regras é porque as fazem novas, é porque se chama Shakespeare, Dante, Goethe, Camões.

Com base nesse texto, notamos que o autor:
 
a) Preocupa-se com princípios estéticos e acredita que a criação literária deve decorrer de uma elaborada produção dos autores.

b) Refuga o Romantismo, na medida em que os autores desse período reivindicaram uma estética oposta à clássica.

c) Entende a arte como um conjunto de princípios estéticos consagrados, que não pode ser manipulado por movimentos literários específicos.

d) Defende a idéia de que cada movimento literário deve ter um programa estético rígido e inviolável.

e) Entende que Naturalismo e o Parnasianismo constituem soluções ideal para pôr termo à falta de invenção dos românticos.


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 26 de setembro (segunda-feira). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL