sexta-feira, 8 de abril de 2011

9º ANO: 1º BIMESTRE - ABRIL 2 (ÚLTIMA 1º BIM)

Saudações Alunos do 9º Ano 
OBS: ESTA ATIVIDADE VALE 2 PONTOS!
                
Nesta oportunidade a tarefa é a seguinte:

Leia o texto abaixo:

Vamos começar o texto com um lugar comum? Então vamos: ontem, pela primeira vez, foi eleita a primeira mulher presidente da história do Brasil! Pronto, passada a euforia, analisemos a coisa como ela é. Primeiro que, fosse a Dilma, fosse o Tiririca ou a minha cachorra, qualquer um que o Luis Inácio apoiasse ganharia o pleito. Só o Luis Inácio é eufemismo, porque, que eu me lembre, nunca vi um presidente empenhar-se tanto em uma eleição como vimos este ano. Segundo que o adversário, não tenham dúvidas, não colaborou muito para causar problemas para a candidatura da petista.
Passada a excitação da vitória vamos aos fatos: o governo de Dilma será como foi a campanha: nenhuma novidade, nada a acrescentar. Explico. A ordem vigente, fosse Dilma ou o Zé Serra, seria mantida com pompa e circunstância. Lula entra para a história como o cara que tirou não sei quantos da miséria. Sim é verdade. Mas não sei quantos outros, que já eram muito bem de vida, ficaram melhores ainda. As grandes instituições financeiras e empresariais também melhoraram muito de vida. E estas mesmas instituições patrocinaram – as fartas – a campanha de Dilma, que nada mais é do que uma boa representante deles lá.
Dilma tomará posse com uma folgada e assustadora maioria no legislativo. O que ela quiser aprovar certamente será aprovado. Em um país como o nosso isso cheira a queimado. Mas Dilma terá um grande problema: o PT. Como assim Sargento? O PT não é o partido dela?! Sim. Mas ela não é petista de berço. Ela é oriunda do PDT, só entrou no Partido dos Trabalhadores em 2001. Então imagine gente como Zé Dirceu e Palocci vendo outras estrelas subindo e eles relegados a um segundo plano. Sim, porque se não tivesse acontecido o mensalão, o presidente hoje seria José Dirceu, o grande cacique do PT. Desde 2002 isto já estava previsto. Lula vence, em 2006  reelege-se e em 2010, coroando toda a luta dos companheiros, Zé Dirceu recebe a faixa do Luis Inácio. Só que teve Roberto Jeferson, mensalão... e Dilma ascendeu meteoricamente dentro do clã petista e, cinco anos depois, sagra-se presidente do país. Por isso este velho militar vaticina: o grande problema de Dilma serão os pitbulls petistas. Se estes forem contidos, ela terá todas as condições de promover as mudanças que este país necessita. Mas Sargento, o vice dela não é o Michel Temer? Ih, é mesmo. Então reforma política, tributária e previdenciária deixemos para o próximo. Mas como a tendência é o Luis Inácio voltar em 2014, deixemos para quem venha em 2018. Mas aí tem reeleição, tem PMDB na fita, tem interesses de perpetuação no poder, tem...

Questões:

1-) Qual a finalidade do texto acima? 0.5
2-) Como o autor se posiciona com relação à eleição de Dilma? Justifique com elementos do texto. 0.5
3-) O autor dialoga com o leitor? 0.5
4-) O leitor utiliza linguagem informal? Caso a resposta seja afirmativa, justifique com elementos do texto. 0.5


As respostas devem ser enviadas no modelo oficial – enviado por e-mail - de arquivo de texto, fonte Times New Roman, tamanho 12 para o seguinte endereço eletrônico: sedesportugues@gmail.com, até a data de 10 de abril (domingo). Lembre-se que seu livro e a internet podem e devem ser utilizados como fonte de pesquisa. 

PROF. DANIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário